O Centro de Estudos Avançados Brasil-China (CEBRACh) realiza no próximo dia 10 de fevereiro, terça-feira, às 19h, o webinar “A superação da pobreza na China socialista”, com transmissão ao vivo pela TV Grabois.

O seminário virtual discutirá a experiência chinesa no enfrentamento à pobreza, considerada inédita na história contemporânea. Desde 1981, mais de 1 bilhão de pessoas saíram da pobreza absoluta no mundo — e cerca de 79% desse total corresponde à população chinesa. Atualmente, a China estabelece metas para superar também a pobreza relativa nas próximas décadas.

O debate busca responder como e por que a China socialista conseguiu alcançar resultados tão expressivos no combate à pobreza, articulando planejamento estatal, desenvolvimento econômico e políticas sociais de longo prazo.

Participam como expositores Elias Jabbour, Isis Paris Maia e Ricardo Alemão Abreu. O encontro contará ainda com comentários de Humberto Matos e mediação de Rosanita Campos.

Clique aqui para fazer sua inscrição

Sobre os participantes

Elias Marco Khalil Jabbour é presidente do Instituto Pereira Passos (IPP) e professor associado da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCE-UERJ) e dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PPGCE) e em Relações Internacionais (PPGRI) pela mesma universidade. É mestre e doutor em Geografia Humana e Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Reconhecido no debate público e acadêmico como estudioso da realidade chinesa, é autor de seis livros e dezenas de artigos acadêmicos e de opinião sobre o país asiático. Ao lado de Alberto Gabriele, é autor do livro “China: O Socialismo do Século XXI” que o fez receber em 2022 o Special Book Award of China, o maior prêmio literário chinês para estrangeiros. Jabbour também foi Consultor Sênior da Presidência do NBD.

Isis Paris Maia é Doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Políticas Públicas pela mesma instituição (2023), graduada em História (2020). Professora colaboradora do GeChina-UNB e da pós graduação de China Contemporânea da PUCMinas. Co-idealizadora do projeto de difusão científica Fios de China. Diretora de Políticas Públicas do Centro de Estudos Avançados Brasil China (Cebrach).

Ricardo Alemão Abreu é Economista, mestre em Integração da América Latina PROLAM-USP. Vice-presidente do Centro de Estudos Avançados Brasil China (Cebrach).

Humberto Matos é professor desde 2005, licenciado em história, atua na área das ciências sociais como sociologia, economia e política, além, é claro, de história. Desde 2015 está à frente do Canal SAIA DA MATRIX no Youtube, onde expõe suas análises políticas e seus vídeos de formação.

Deixe um comentário

Tendência