O Centro de Estudos Avançados Brasil China (Cebrach) foi criado pela Fundação Maurício Grabois, em fevereiro de 2025, com o propósito de promover estudos interdisciplinares, pesquisas e intercâmbios acadêmico-científicos entre Brasil e China. Com foco nas transformações econômicas, sociais e tecnológicas da China contemporânea, bem como no desenvolvimento teórico e prático do socialismo com peculiaridades chinesas, o Centro busca analisar e fortalecer as relações entre os dois países, identificando oportunidades de colaboração e compartilhamento de iniciativas e conhecimento.

Missão
Promover o estudo, a pesquisa e o intercâmbio acadêmico-científico sobre a China contemporânea, suas transformações econômicas e sociais, e suas relações com o Brasil, contribuindo para o fortalecimento de laços acadêmicos, culturais, empresariais e institucionais entre ambos os países. Buscar aprofundar estudos que apontem novos caminhos para projetos nacionais de desenvolvimento, avanços científicos e tecnológicos sustentáveis, bem como para a superação de problemas sociais presentes em países periféricos e subdesenvolvidos. Almeja-se também atualizar as contribuições marxistas, do estruturalismo latino-americano e de outras abordagens críticas e desenvolvimentistas para compreender e enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

Objetivos

1. Estabelecer-se como centro de excelência em pesquisa acadêmica sobre a China contemporânea e o socialismo.
2. Fomentar a colaboração acadêmica e científica entre instituições brasileiras e chinesas.
3. Explorar as transformações econômicas, políticas e culturais da China e suas implicações para o Brasil.
4. Desenvolver iniciativas de ensino e formação para capacitar profissionais em temas relacionados à China.
5. Criar um espaço de referência para difusão de conhecimento científico, cultural e geopolítico sobre a China, destacando suas relações com o Brasil.